17 de abr. de 2014

CARTA SOBRE A VIOLÊNCIA NO ESTADO.

Por toda parte rondam os injustos,
quando a corrupção é exaltada entre os homens
Sl 12, 9

Vitória, 18 de abril de 2014.
Sexta feira da Paixão.

As Igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – Regional Espírito Santo (CONIC-ES) e que professam a fé em Jesus Cristo celebrando neste tempo a sua Páscoa, dirigem-se a vocês, Irmãos e Irmãs do Espírito Santo, demonstrando inquietação e indignação com a violência que se impõe em nosso meio e que, a cada ano, se consolida, desfiando a todos.
Em outubro de 2012, os bispos da Igreja Católica Apostólica Romana, publicaram uma carta alertando que “Os números da violência são divulgados frequentemente, mas é importante lembrar que esses ‘números’ referem-se à pessoas: crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos.” Além de elencar as diversas causas, a carta demonstra o lamentável lugar que o Estado ocupa no “ranking” nacional da violência:

Os últimos dados divulgados em 2012 apontam o Espírito Santo nas primeiras posições seja qual for o tipo de violência:

*  Violência – 1º lugar
*  Violência contra a mulher – 4º lugar
*  Homicídios entre crianças e jovens de zero a 19 anos – 2º lugar.
*  Violência contra os idosos – somente em Vitória a média é de 1 denúncia por dia.
*  Entre os municípios mais violentos do Brasil o Espírito Santo, com apenas 78 municípios, tem 8 nas seguintes  posições: 2º (Serra); 8º (Cariacica); 11º (Vitória); 12º (Linhares); 31º (Viana); 32º (Vila Velha); 40º (Guarapari); 59º (São Mateus).

A Organização das Nações Unidas (ONU) reafirmou recentemente a nossa posição no “ranking” nacional e internacional ao apontar a cidade de Vitória como uma das mais violentas do mundo, com uma média de 57,39 homicídios por 100 mil habitantes, demonstrando que as iniciativas propostas para a diminuição da violência no Espírito Santo não tem surtido efeito. A Capital do Estado foi apontada como a 14ª cidade mais violenta do mundo (A GAZETA, 11/04/2014).
A violência, há décadas instituída no Estado, tem levado parte da população a práticas cruéis, desumanas e irracionais. Presenciamos, às vésperas da Semana Santa, o linchamento de um jovem no município da Serra que morreu acusado de praticar um estupro que não aconteceu.
 A abominável busca da justiça feita pelas próprias mãos e de se promover a segurança por meio do medo demonstram que a população não acredita na capacidade do Estado em promover a segurança de seus cidadãos. É lamentável e assustador vermos crescer os números de linchamentos no Espírito Santo.
Também são lamentáveis e escandalosas as mortes que acontecem com quem está sob a tutela do Estado. No dia 10 de Abril de 2014, mais um adolescente foi morto por estrangulamento em uma unidade sócio-educativa capixaba. É mais uma vida, dentre as milhares, que foi tirada nas unidades sócio-educativas e cárceres capixabas nos últimos anos.
Diante desta realidade, nos indignamos, lamentamos e como o salmista, perguntamos: “Quando os fundamentos se corrompem, o que pode o justo fazer?” (Sl 11, 3). Nós, cristãos, cremos na vitória da vida sobre a morte e na superação do ódio pelo amor. Este é o ensinamento maior de Jesus Cristo.
Como Igrejas Cristãs, denunciamos e repudiamos todo e qualquer ato de violência contra a vida e a dignidade das pessoas, independentemente de raça, gênero, religião ou condição social.
Reafirmamos nosso compromisso institucional de trabalhar pela cultura da paz no Estado do Espírito Santo, conclamando a todas as instituições e pessoas para se unirem a este compromisso.
Esperamos que as instituições públicas assumam o protagonismo na promoção da justiça e da segurança dos cidadãos no Estado.
E, sob a inspiração do Apóstolo, saudamo-los desejando que todos “fiquem alegres. Procurem a perfeição e animem-se. Tenham os mesmos sentimentos, vivam na paz e o Deus do amor e da paz estará com vocês. Saúdem-se uns aos outros com o beijo santo. Que a graça do Senhor Jesus cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.” (2Cor. 13, 11-13).

Pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs - Regional Espírito Santo (CONIC-ES),

Rev. Ariel Montero, Presidente
Pe. Kelder Brandão, Secretario
 Igrejas assinantes:
Arquidiocese de Vitória – ES (ICAR)
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB)
Igreja Presbiteriana Unida (IPU) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário